Editora Instituto Nexos

E-book - A CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO

Autor: Marcos Teodorico, Flavio Wirtzbiki e Luana Caetano.Ano: 2024

LANÇAMENTO: 21 DE ABRIL DE 2023

Quem somos

A Editora Instituto NEXOS nasceu em 2019 em Fortaleza no Estado do Ceará. Estamos gradativamente ampliando significativamente as áreas de abrangência do nosso portifólio. O século XXI trouxe novos desafios, perante um mercado editorial cada vez mais exigente, qualificado e competitivo. Respondendo a esta realidade, o INSTITUTO NEXOS: EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER cria uma nova estrutura de gestão, mais qualificada e que atenda as novas demandas atuais no campo editorial.


Mais de 20 Livros publicados
Mais de 25 conselheiros editoriais
Atuando em mais de doze catálogos disponíveis em diversas áreas

Nossa Missão

Promover o conhecimento e o diálogo com diferentes linguagens, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade de forma sustentável, com credibilidade, transparência e inovação.

Visão

Ser referência nacional nos mercados editorial, gráfico analógico/virtual e de artigos acadêmicos/científicos, reconhecida pela excelência de seus produtos e serviços.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é um órgão normativo e consultivo da Editora Instituto NEXOS e tem a função de regulamentar, referendar e qualificar a publicação de livros, revistas e outros materiais publicados pela editora. Seus membros são nomeados através de portaria do Diretor Presidente do Instituto NEXOS, após consulta e indicação do Coordenador do Conselho Editorial. O órgão é, atualmente, constituído por vinte e dois conselheiros, distribuídos em diferentes áreas do conhecimento.


Profª. Drª. Cassia Damiani        

Professora do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, mestre em Educação pela UFC, graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMT. Pesquisadora do Centro de Estudos Olímpicos e Paralímpicos da ESEFID/UFRGS. Foi diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte (2005 a 2016). Tem publicações na área de gestão e avaliação de políticas públicas de esporte e lazer.

Profª. Drª Charlline Vladia Silva de Melo

Divulgadora Científica e Pesquisadora de Interdisciplinaridade na Relação Museu/universidade/escola, Doutoranda em Ensino (RENOEN-UFC-2021), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC-2015), Especialista em Docência em Tutoria em Educação a Distância e Ensino Superior (UNICA-2021), Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular Aplicada a Saúde (UECE-2010), Graduação em Pedagogia (UNINASSAU-2020), Graduação em Ciências Biológicas Lic. (UEVA-2008). Membro do REM - rede de educadores em museus, GEPENCI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - (UFC), e GREPET - Grupo de Pesquisas em Produtos Educacionais e Tecnológicos - (IFCE). Atualmente e Coordenadora de Projetos do Instituto de Proteção Ambiental do Ceará (INVIPA). Docente de nível , médio, superior, e técnico. Além das pesquisas em práticas ambientais em ambientes urbanos, práticas de formação docente, biossegurança em laboratórios e estudos de patógenos emergentes.



Prof. Dr. Eduardo Vinícius Mota e Silva

Possui graduação em Educação Física pela ESEF de Jundiaí (1996), mestrado em Ciências da Motricidade e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, ambos, pela UNESP - Rio Claro (2002). Atualmente é Professor Assistente, em regime de dedicação exclusiva, do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no Ensino Superior atuando principalmente com os seguintes temas: atletismo, formação profissional, educação física escolar, transversalidade e história e cultura afro-brasileira.


Profª Dra. Ednara Bazoni Soares Maia

Enfermeira Pediatra. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem-UNIFESP. Pos-doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto -USP. Professora Afiliada do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem- UNIFESP. Primeira Secretaria da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora Líder do Grupo de Estudos do Brinquedo.


Prof. Dr. José Rogério Santana

Professor associado da Universidade Federal do Ceará/ Coordenador do Laboratório de Práticas Educativas Digitais e Imagéticas LAPEDI/ DFE/ FACED-UFC Doutor em Educação Brasileira/ Práticas Culturais.Digitais/NHIME/PPGEB/FACED-UFC.

Profª. Drª Sandra de Fátima Barboza Ferreira

Psicóloga, Mestre e doutora em Psicologia pela PUC GOIÁS; Especialista em Neuropsicologia pelo HCFMUSP; Especialista em Psicomotricidade e Neuropsicologia pelo CFP; Especialista em Neuropsicopedagogia onstitucional e clinica pela Verboeducacional; Licenciada em Ciências Biológicas pela UFG;

Profª. Dra. Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Bacharel em Psicologia e Licenciada em Pedagoga. Membro da presidência da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Membro da International Toy Library Association (ITLA).

Prof. Dr. Paulo Augusto Costa Chereguini

Doutor em Educação Especial (UFSCar-SP). Especializado em Ciência do Exercício Físico e Treinamento personalizado na Promoção da saúde. Especializado de ABA ao TEA (UFSCar-SP). Analista do Comportamento acreditado ABPMC e Sócio Pleno ACBr. Membro de Comissões de Saúde e de Esporte do CREF-CE e da Psic. do Esporte do CRP-CE. Graduação (Bach. e Licenc.) em Educação Física (registro 011865-G/CE). Docente em Pós-graduações sobre ABA e Desenvolvimento atípico. Coordena Comissão de Acreditação da ABPMC 2022-24. Profissional de Educação Física (Bach e Licenc.) CREF 011865-G/CE. Foi docente na rede pública estadual de ensino (PEB II). Atualmente único Supervisor ABA na Educação Física Especial ao TEA/Desenvolvimento atípico.

Profª. Drª Fabiane de Amorim Almeida

Enfermeira pediatra, doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e da PG em Enfermagem pediátrica e neonatal da FICSAE- Faculdade Israelita de ciências da saúde Albert.

Prof. Ms. Glaudiney Moreira Mendonça

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto UFC Virtual ministrando aulas no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Tem experiência na área de Jogos, Narrativas, Mitologia e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Gamificação, Narrativas Multimídia, Psicologia Analítica, Contos de Fadas, Mitologia Grega e Nórdica.

Prof. Dr. Herli de Sousa Carvalho

Profª. Drª. Herli de Sousa Carvalho: Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra (2005) e Doutorado em Ciências da Educação - Universidad Del Norte - UNINORTE (2009), Doutoranda em Salud Pública na Universidad Americana em Asunción - PY, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é Professora Adjunto II no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão, no Centro de Ciências de Imperatriz. Temas: Comunidades Quilombolas, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Formação Docente, Psicologia da Educação, Metodologia Científica, Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil, Básica e Superior. Pesquisadora e Extensionista nas Comunidades Quilombolas em Alcântara - MA através do Projeto ALMA. Participa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividades - PPGED/UFRN. Participação no Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais e Práticas Educativas (DIPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas da UFMA/Imperatriz - PPGFOPRED em Imperatriz - Maranhão.

Prof. Dr. Jeferson Antunes 

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (2020-2022). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2012). Graduação em Pedagogia pela FAFIBE (MG). Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela CEUCLAR (SP). Fez estágio doutoral na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, na área de Sociologia da Infância. Membro titular da “The Association for the Study of Play (TASP - EUA)”. Coordenador voluntário de Pesquisa, ensino e extensão do programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer – CELULA/UFC. Realiza pesquisas na área da Educação e da Epistemologia, com ênfase em: Teorias sobre Jogo e Lúdico; História do Jogo e do Lúdico na Educação; Pedagogia dos comportamentos lúdicos e Teoria Histórico-Cultural.

Profª. Drª. Leila Lira Peters

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Licenciada em Educação Física (UDESC); Especialista em Educação Física Escolar (UFSC); Mestre em Psicologia (UFSC) e em Science du Jeu (Université Paris 13); Doutora em Psicologia (UFSC) e em Educação (Université Paris 13).



Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel

Graduado em Educação Física pela UFV, concluiu o Doutorado na UNICAMP e o pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal. É docente da graduação e da pós-graduação (mestrado e Doutorado) em Educação Física na Universidade Estadual de Maringá. Também é professor visitante de 3 universidades: Universidade de Antioquia, na Colômbia; Universidade de Munster, na Alemanha, e Universidade Católica do Maule, no Chile.


Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

É servidor público federal concursado no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física , mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada à educação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem em Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui pós-doutorado em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolvendo estudo em formação de professores e gestores com tecnologias digitais, cultura maker e efetividade do ensino e da aprendizagem.

Prof. Dr. Gilberto Santos Cerqueira

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialista em Hematologia clínica (UFC) e Título de Proficiência em Anatomia Macroscópica Humana pela Sociedade Brasileira de Anatomia - SBA. Possui experiência na área de Ensino, Formação de Professores e Tecnologia Educacionais. Possui treinamento em Metodologia ativas: Problem-based learning (PBL) pela University of New Mexico School of Medicine, USA. Possui Aprimoramento em Plastinação pela University of Toledo, Ohio, Estados Unidos. Atualmente vem trabalhando com Formação de professores e aluno em espaços não formais. Tecnologia Educacionais. Educação em Ciências Morfofuncionais. Impressão 3 D. Tecnologia de Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Digitais. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências Morfofuncionais onde Desenvolve Pesquisas na linha de pesquisa Tecnologias Digitais, Gamificação na Educação

Profª. Drª. Lúcia Maria Gonçalves Siebra

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará UFC. Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo USP. Doutorado em Espaço Público e Regeneração Urbana: Arte, Teoria e Conservação do Patrimônio. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará UFC.

Profª. Drª Luciana Venâncio

licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialista em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestre em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro, Doutora em Educação pela Unesp-Presidente Prudente. Bolsista Doutorado FAPESP (2010-2014). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF/UFC) - https://proef.ufc.br/pt/. Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do Projeto Subprojeto Educação Física (editais 2018-2020 e 2020-2022). Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo (1998-2016). Estuda e pesquisa temas referente a educação física escolar, relação com o saber, projeto político pedagógico, planejamento participativo, sistematização de conteúdos, pesquisa-ação, processo de ensino e aprendizagem com ênfase nos saberes discentes, didática e estágio supervisionado e educação antirracista. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching). Membra da REPERES (Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber) - https://redereperes.wixsite.com/reperes. É membra do grupo autônomo de professores-pesquisadores em Educação Física Escolar. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os saberes (GEPEFERS).

Profª. Ma. Luana Caetano de Medeiros Lima

Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (CMEPES). Pós-graduada em Educação Infantil pelo Centro Universitário 7 de Setembro. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é coordenadora pedagógica do programa Centro de Estudos sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES/UFC), professora colaboradora do Instituto Nexos e professora efetiva da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC). Apresenta experiência e desenvolve pesquisas na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, Jogos e Emoções. Foi coordenadora escolar da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) e coordenadora da Vila Olímpica do Canindezinho.

Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Graduado em Educação Física. Coordenador do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), Coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) e Coordenador da Unidade Móvel Brincarmóvel da Universidade Federal do Ceará. Conselheiro da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Colaborador pesquisador do Instituto Nexos. Coordenador e Curador do Museu do Brinquedo de Fortaleza. Autor de vários livros e artigos sobre o brincar, cultura lúdica, jogo, brinquedo, brincadeira, museu do brinquedo, brincar para incluir, jogos tradicionais, brinquedoteca e gamificação/ludificação.

Prof. Flavio José Wirtzbiki de Almeida

Atualmente é professor da Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH). Atualmente realizando Mestrado na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal. Nestes seus 43 anos de exercício profissional no Magistério Superior atuou em IES como Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Faculdade Terra Nordeste (FATENE) e Faculdades Nordeste (UniFanor Wyden), ministrando disciplinas como: Cinesiologia, Biomecânica, Musculação e Treinamento de Força, Treinamento Desportivo, dentre outras. Na FANOR coordenou por 5 anos, 12 cursos de Pós-graduação Lato Senso na área da Educação Física.

Profª. Drª. Regina Célia Grando

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Prof. Dr. Rogério de Melo Grillo

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (2020-2022). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018). Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2012). Graduação em Pedagogia pela FAFIBE (MG). Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela CEUCLAR (SP). Fez estágio doutoral na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, na área de Sociologia da Infância. Membro titular da “The Association for the Study of Play (TASP - EUA)”. Coordenador voluntário de Pesquisa, ensino e extensão do programa Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer – CELULA/UFC. Realiza pesquisas na área da Educação e da Epistemologia, com ênfase em: Teorias sobre Jogo e Lúdico; História do Jogo e do Lúdico na Educação; Pedagogia dos comportamentos lúdicos e Teoria Histórico-Cultural.

Prof. Dr. Rogério Zaim-de-Melo

Doutor em Educação Brasileira (PUC-Rio); Mestre em Educação Física (USP); Licenciado em Educação Física (UNESP0; Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Coordenador do grupo de estudos e pesquisa em cultura lúdica, circo, educação física e esportes (CLUCIEFE). Coordenador do grupo de atividades circenses Los Pantaneiros. Docente permanente do programa de mestrado em estudos fronteiriços da UFMS/CPAN.

Prof. Ms. Luiz Wilson Alves Corrêa Pina

Graduado em Ciências Econômicas. Mestre em Lazer pela Unicamp. Mestre em Educação Ambiental pela UNIP-SP. Pesquisador e consultor em Lazer.


Prof. Dr. Léo Barbosa Nepomuceno

Psicólogo. Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal do Ceará.



Profª. Drª Alessandra Oliveira Machado Vieira

Graduação em Psicologia (2001 - PUC-GO); Mestrado em Psicologia (2004 - UnB); Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano (2011 - UnB). Professora Associada na Universidade Federal de Goiás. Experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano no Contexto Sociocultural.



Prof. Ms. Frederico de Andrade Pontes

Possui mestrado em História e graduação em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e graduação em Administração de Empresas (2000) e especialização em Gestão Universitária (2006) pela Universidade Federal do Ceará. Possui curso de capacitação em Gestão e Elaboração de Projetos Culturais. Atualmente é administrador da Universidade Federal do Ceará, foi professor efetivo de História da Secretaria Estadual de Educação do Ceará em 2014, ocupa o cargo de Diretor da Casa de José de Alencar/UFC. Desenvolve pesquisas nas áreas de memória, oralidade e patrimônio histórico.



Prof. Dr. Rosa Maria Lopes Affonso

Psicóloga, Doutora e Pós-Doc em Psicologia Social pelo IPUSP.Especialista em Psicologia Clínica e Psicopedagogia com intervenções e diagnósticos visando o tratamento e a inclusão em diferentes contextos psicossociais: escolas; ambulatórios, hospitais. Livros de Ludodiagnóstico onde o brincar da criança e do adolescente são investigados como expressão do funcionamento mental.


Cabe ao Conselho


Apreciar e emitir os pareceres, quando necessário, sobre os trabalhos a ele encaminhados; indicar especialistas para Consultores, quando por solicitação do Coordenador;

Atender, quando solicitado, à convocação do Coordenador para reuniões;

Estabelecer os critérios de excelência e os padrões de qualidade da publicação;

Apreciar o mérito dos materiais submetidos para publicação recomendando ou rejeitando cada proposta conforme os critérios adotados pela Editora INSTITUTO NEXOS.


Atribuições dos Conselheiros


Comparecer às reuniões e participar dos trabalhos do Conselho Editorial; 

Votar nas deliberações sobre pareceres e sobre as demais matérias da competência do Conselho Editorial; 

Emitir parecer fundamentado sobre trabalhos que deve relatar; 

Solicitar, quando julgar conveniente, a designação de especialista para apreciação do trabalho que deve relatar.


Atribuições dos Conselheiros


Relevância da obra para ser publicada por uma editora de caráter científico, como a Editora INSTITUTO NEXOS;

Reflexão sobre o título e o conteúdo do livro;

Composição da apresentação, da organização e do conteúdo do livro;

Avaliação da introdução, sobretudo se faz uma revisão sobre o tema abordado, apresenta justificativa e deixa claro o objetivo do livro;

Indicação de acréscimo de itens que possam enriquecer o livro;

Necessidade de redução ou retirada de alguma parte; avaliação das ilustrações e tabelas; 

Adequação das referências;

Contribuições da obra para o enriquecimento do


Um de nossos Consultores Editoriais entrará em contato imediatamente para lhe atender. Sua obra será discutida com nosso conselho editorial para então, prosseguir com os passos para a publicação do seu livro. A Editora Instituto Nexos agradece seu contato !

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